No Egito a religião girava em torno da morte, especialmente na vida após ela. Para eles a vida na Terra era só um estágio para o que viria pela frente. As múmias faziam parte desse sistema e davam a entender que os poderosos iam dessa para a melhor carregados de tesouros.
Como na maioria dos povos antigos os egípcios eram politeístas, poderíamos traçar um paralelo entre a maioria das divindades de muitas religiões politeístas, mas isso jê é outro assunto...
O Deus que criou o mundo para eles era o deus do sol, o deus Rá, que na lenda da criação do mundo se vira cercado de um grande oceano primitivo, e precisaria de um lugar seco para continuar sua tarefa de dar forma a todas as coisas. Ele encontar a uma ilha pedregosa ( que ficou conhecida como Pedra Benben), e lá ele começou a imaginar coisas. Em dado ponto da história ele pede para seu olho, a deusa Hathor que procure mais deuses, quando ela volta se entristece ao perceber outro olho no rosto de Rá e começa a chorar, de suas lagrimas surgem os primeiros humanos.
Os deuses encontrados por Hathor foram Shu e Tefnut que se casaram e tiveram dois filhos:Geb, a Terra e Nut, o céu. Esses filhos também se casaram e tiveram filhos: as estrelas, porem Shu com ciúmes proibiu Geb e Nut de se encontrarem, e proibiu Nut de ter mais filhos em qualquer dia do mês, porem Nut ganhou 5 dias estras num jogo com o deus Thot e deu a luz a Osíris,Seth, Néftis e Ísis, as maiores divindades do Egito.
Anúbis era o deus do Submundo e guardião das necrópoles e das tumbas muitas vezes aparecia na forma de cão ou com focinho de chacal. Seu rosto tinha uma coloração escura própria dos corpos putrefatos. Hórus também era um dos deuses egípcios, ele era representado co uma cabeça de falcão em um corpo humano, e acreditava-se que seus olhos representavam o sol e a lua, seu ollho Wadjet se tornou um popular amuleto no Egito.
O deus Seth, filho de Nut, era o deus do caos e do deserto. Seth combatera Hórus e Hórus o matara, tonado Horús o deus do Submundo (Anubis era filho de uma união extraconjugal entre Nephtys e Osíris, a primeira esposa de Seth, que após crescer assumiu como deus dos mortos e do Submundo.
Osíris e Ísis, também filho de Nut eram irmão gêmeos casados. Osíris era o deus da fertilidade e também associado ao Nilo. Segundo a história o rio teria sido formado por lagrimas de Ísis quando Osíris fora despedaçado por Seth, porem Ísis, a deusa símbolo da maternidade reconstituiu ele.
Thot que seria o “avô” desse que foram falados a pouco era o deus descobridor da química, da matemática, da geometria e da música. Diz a lenda que ele inventou a forma das pirâmides e que ele podia aparecer na forma humana ou num híbrido, corpo de gente e cabeça da ave íbis.O deus Thot
O casal de gemeos Osíris e Ísis
Os deuses Hórus, a esquerda, e Seth a direita
O deus Anúbis
O deus Rá
Nenhum comentário:
Postar um comentário