terça-feira, 14 de junho de 2011

Tutancâmon

Tutancâmon era um faraó egípcio que nasceu em 1346 a.C e morreu aos 19 anos de idade, em 1327 a.C. 
Existem muitas duvidas sobre a vida de Tutancâmon, porem sabe-se que ele foi o ultimo faraó da dinastia 18 e que ele era filho do faraó Akhenaton (faráo que tentou abandonar o politeísmo).
Sabemos também que em seu curto período de governo ele retomou o politeísmo e levou a capital do Egito para Memphis.
Muitos acreditam que Tutancâmon tenha sido assassinado com um golpe na cabeça (por causa de um traumatisma craniano encontrado em seu esqueleto), e estudos de seu DNA mostram que ele pode ter morrido de malária, porem não se sabe ao certo a causa verdadeira de sua morte.
Sua tumba foi descoberta pelo arqueólogo inglês Howard Carter (em 1922), e estava repleta de tesouros, mais de cinco mil peças de ouro.
Sem falar que a história de Tutancâmon esta repleta de coincidências, como: 16  eram os degraus do tumulo de Tutancâmon e 16 os anos levados para encontrá-lo; E a pior de todas as coincidências foi que alguns meses após a descoberta, lorde Carnavon ( patrocinador de Howard Carter) veio a falecer, e a infecção que matou lorde Carnavon acabou contagiando seu irmão, sua enfermeira, seu ajudante... Todos teriam perecido por causa da infecção, o que causou boatos de que a tumba seria amaldiçoada.
            E esse é o resumo da história de Tutancâmon, um faraó de reinado curto (cerca de 10 anos), que criou fama no mundo moderno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário